quinta-feira, 9 de março de 2006

Dia Internacional da Mulher, 8 de Março

O inicio deste espaço é coincidente com o dia da mulher, e como mulher que sou não poderia deixar de escrever algumas linhas em homenagem a esse enigmático ser.

Assim que acordei liguei a rádio, (não vou mencionar o nome da estação, nem do seu comentador) e ouvi o seguinte: "não sei porque as mulheres têm um dia internacional, todos os dias são do homem e da mulher"
Não resisto, tenho mesmo que explicar o que já não deveria necessitar de ser explicado.
É com pesar que digo que nos dias que correm ainda faz sentido existir o dia da mulher. Pelo menos que neste dia se fale e se pense qual o papel das mulheres na sociedade dos dias de hoje. Certo é que as mulheres ocupam a maior parte das cadeiras das salas de aula de qualquer universidade, elas são juizas, médicas, professoras catedráticas, arquitectas, engenheiras, até já entraram na marinha e no exército, mas em que percentagem? Com que dificuldades? Quantas estão em lugares de chefia? Veja-se pelo nosso Governo, Assembleia da Républica, até mesmo nas Autarquias Locais. E muitas recebem menos em termos salarias só porque fazem o mesmo ou melhor que qualquer homem, e de salto alto.
Termino com uma palavra de coragem e de admiração por todas aquelas mulheres que para além de exercerem a sua profissão ainda desempenham o extraordinário papel de serem mães, e ser mãe é um papel para a vida e a tempo inteiro.

MDB

Sem comentários: