quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

A lenda de Narciso


Na Mitologia Grega, Narciso (do Grego Νάρκισσος), era um herói do território de Téspias na Beócia, famoso pela sua beleza e orgulho. Era filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope. No dia do seu nascimento, o adivinho Tirésias vaticinou que Narciso teria vida longa desde que jamais contemplasse a própria figura.

Nas Metamorfoses, Ovídeo conta a história de uma ninfa bela e graciosa chamada [Eco] que amava Narciso em vão. A beleza de Narciso era tão inigualável que ele pensava que era semelhante a um deus, comparável à beleza de Dionísio e Apolo. Como resultado disso, Narciso rejeitou a afeição de Eco até que, desesperada, ela definhou, deixando apenas um sussurro débil e melancólico. Para dar uma lição ao rapaz frívolo, a deusa Némesis condenou Narciso a apaixonar-se pelo seu próprio reflexo na lagoa de Eco. Encantado pela sua própria beleza e enamorado pela sua própria imagem, Narciso deitou-se no banco do rio e definhou, olhando-se na água.

3 comentários:

Anónimo disse...

"Ela olha para ela em vez de olhar para ti, e por isso não te conhece. Durante as duas ou três pequenas explosões de paixão que ela se permitiu a teu favor, ela, por um grande esforço de imaginação, viu em ti o herói dos seus sonhos, e não tu mesmo como realmente és."

O Vermelho e o Negro de Stendhal

É um livro muito interessante que convido vivamente a ler.

Anónimo disse...

há uns quantos narcisos por ai!
eles é que ainda não se deram conta...

hoje em dia o que se passa é que em vez das eco's definharem...
elas seguem em frente passam ao narciso seguinte :o)

eheheh

Bjs

Anónimo disse...

(gargalhadas) essa das eco's de hoje partirem para o Narciso seguinte foi ÓTIMA, Teresa.
huahuahuahua...