sexta-feira, 3 de novembro de 2006

Júlio Barroso e Luís Carito investigados

A PJ e o Ministério Público estão a investigar o edil de Lagos, Júlio Barroso, enquanto provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, e o vice-presidente da câmara de Portimão, Luís Carito, enquanto número um do Centro Regional da Segurança Social do Algarve em 2000 e 2002.

De acordo com o matutino "Público", a investigação tem por base uma eventual obtenção ilegal de financiamentos estatais da Santa Casa de Lagos através da Centro Regional da Segurança Social do Algarve.

Em causa estará a assinatura de dois protocolos (em 2000 e 2002) entre as duas entidades, para o financiamento de um única obra. A SS terá subsidiado 3.1 milhões de euros para uma obra inferior a dois milhões e 990 mil euros. Trata-se de um sobrefinanciamento da obra, no caso, o Lar de Idosos Rainha Dona Leonor.

A notícia do Público diz que “na origem das investigações, iniciadas no ano passado, encontra-se um relatório da Inspecção-Geral da Segurança Social, que concluiu pela existência de «indícios de condutas ilícitas do ponto de vista criminal»”.

“De acordo com as conclusões da Inspecção-Geral, sintetizadas em Maio de 2004 num parecer do então sub-inspector-geral Pedro Ministro, a Misericórdia procurou, «muito provavelmente de uma forma consciente», financiar-se junto do Estado «para além do que lhe seria lícito»”, escreve o Público.

O mesmo parecer sublinha que as práticas em causa “ susceptíveis de envolverem ilícitos criminais, eram do conhecimento de Luís Carito”, que ao mesmo jornal explicou que os dois protocolos visavam financiar duas obras distintas: o lar, e “uma unidade de apoio integrado”.

Acontece que a Misericórdia em causa, salienta o Público, “não tem, nem nunca teve, a tal Unidade de Apoio Integrado e a soma dos dois financiamentos aprovados ultrapassou em quase 180 mil euros o valor total da adjudicação da obra”. Júlio Barroso disse não querer prestar qualquer declaração sobre o assunto.
MDB

5 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Autarcas corruptos?!? Mas queres enganar quem???? E eu a pensar que isto era um blog sério!
;)

GTL disse...

Claro que e' serio!

Nao acusamos ninguem...

ora porra :o)

TG

Nitrox disse...

Em 1º lugar conheço à muitos anos o Júlio Barroso, foi meu professor de Português, não tenho dele a imagem de corrupto, mas há aquele ditado que o poder corrompe.

Esperamos que a justiça esclareça se ele é culpado ou inocente e, por uma vez que seja, com celeridade.

Em relação aos blogs privados, é uma caracteristicas da nova versão do blogger (beta), no menu de "settings" existe uma opção de "permissions" é só entrar lá e colocar os e-mails de quem queremos convidar, apenas esses podem entrar no blog.

Nitrox disse...

Esqueci-me de referir que existe um senão, é que só podemos convidar bloggers que tenham endereço e-mail no perfil, pelo menos para já.

GTL disse...

Dark Blue
Obrigada... volta sempre
TG