quarta-feira, 7 de junho de 2006

Governo vai encerrar 22 prisões nos próximos três anos

O Governo vai encerrar nos próximos três anos 22 estabelecimentos prisionais para tentar racionalizar os custos e fazer crescer a lotação das prisões, revelou o ministro da Justiça em entrevista publicada hoje no "Jornal de Notícias".
Alberto Costa declarou ao JN estar a preparar o fecho de 22 cadeias, sendo que ontem foi tomada a decisão de encerrar as primeiras três: Monção, Felgueiras e Brancanes, em Setúbal.

De acordo com o governante, este é um primeiro passo para reduzir para 34 cadeias os actuais 56 estabelecimentos prisionais.

Apesar da redução do número de prisões, o objectivo final é fazer crescer a lotação de cada uma das 34 cadeias, garantiu o ministro.

"Vamos aumentar a capacidade dos actuais 12 mil para 14.500 lugares", assegurou ao JN Alberto Costa, que considera que esta é uma iniciativa interna do ministério que visa a "racionalização do sistema prisional".

O plano em curso, escreve o jornal, prevê, além de novas prisões em substituição das existentes, obras de ampliação nas cadeias de Custóias (Porto), São José (Viseu), Linhó (Lisboa), Castelo Branco e Santo Cruz do Bispo (Porto/Matosinhos), que vão contribuir para os mais de 2.500 lugares para detidos.

http://publico.clix.pt/

MDB

3 comentários:

Anónimo disse...

Fecham prisões, fecham hospitais, fecham tudo em nome da eficiência... eu proponho que fechem o governo, pelo menos parcialmente, ganham muito bem e não fazem grande coisa, o que implica um produtividade baixa!
Será que existe algum estudo para fazer a separação do tipo de reclusos, para os que não são tão maus, não aprendam a ser piores com os mais maus?
Talvez devessem pensar em remodelar as prisões que temos, considerar o tipo de uso a lhes dar, prisões para que está na 1ª condenação por furto, prisões para que só é necessário acompanhar onde os reclusos possam trabalhar para a comunidade, como por exemplo, a limpar as matas, a limpar bermas, a limpar praias, etc.
Prisões para quem está em prisão por 30 anos... Prisões direccionadas para os reclusos e para a reabilitação e reutilização das pessoas.

TG

DarkMorgana disse...

Lindo!
Cursos intensivos de criminalidade pesada para os iniciantes!!!

Eu acho é que eles deviam dar o exemplo!!
Porque é que o Sr. Ministro da Justiça não pôe os reclusos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, por exemplo, alojados na assembleia da República?
Ops...era melhor não!!!
Os reclusos iam aprender umas coisas...

Cleopatra disse...

Por 30 anos?
Por 30 anos não há ninguém na prisão em Potugal1
Só ser fôr uma prisão psicológica!!!

Desde o Ministro da Justiça, Laborinho Lúcio, que há na gaveta um estudo sobre prisões que aponta no sentido de que há reclusos não "misturáveis".
Ou seja, ele há reclusos e reclusos.
Na verdade porque misturar primários com os que já são habitués?

Por outro lado eles fecham tudo é certo...
Mas vejam lá se esta clientela se queixa?
É o queixas!
Vamos ver é onde é que os vão meter.
Também não me parece que seja assim tão simples. Há que criar condições. Acho que é isso que vão fazer.
Acho..............
Esqueceram-se de Vale dos Judeus.
Lembrei-me agora..........
E que fazem aos presos? Levam-nos para casa?
Pois bem,... a ver vamos!
E quanto aos presos jovens.
Quanto aos primários?
Continua tudo misturado???

Mais presos juntos mais conflitos...
Bem... estou à espera para ver.