sexta-feira, 9 de junho de 2006

Professores de Luto


Percorrem todas as noites o Forum Algarve vestidos de preto e a cada dia que passa são cada vez mais.

Cerca de 70 professores concentraram-se ontem no Forum Algarve, uma superfície comercial de Faro, em protesto contra as medidas do Ministério da Educação, nomeadamente as propostas de revisão do Estatuto de Carreira de Docente (ECD).
Tem sido assim desde segunda-feira. De dia usam uma lista negra no braço, à noite deslocam-se ao Forum Algarve vestidos de negro, em forma de protesto contra “as medidas que a ministra quer fazer sair cá para fora”, disse Eloisa Coelho, uma das muitas professoras que integra o movimento.
“Tínhamos de fazer qualquer coisa. Ir para o Ministério da Educação ou para a direcção regional está ultrapassado. Então viemos para este espaço onde damos nas vistas”, comentou ainda a professora.
Os docentes, de vários pontos do Algarve, percorrem todas as noites a superfície comercial, entre as 20h00 e as 22h00, sem gritar qualquer palavra de ordem e sem qualquer tipo de cartazes reivindicativos.
“É um protesto pacífico que começou via SMS”, sublinha Rui Carvalho, para dizer que a ideia partiu de um “grupo espontâneo de professores que não se conforma com a revisão do ECD”.
De acordo com os manifestantes, o novo estatuto impede que dois terços dos professores tenham acesso ao topo da carreira, ao mesmo tempo que não concordam com os novos métodos de avaliação.
“O novo estatuto introduz duas carreiras de professores: os titulares e os normais. Mas apenas um terço dos professores terá acesso aos escalões de topo. E depois de tapadas as vagas, não haverá mais vagas durante vinte anos”, explicou ao Observatório do Algarve Rui Sousa, dirigente do Sindicato dos Professores da Zona Sul, que também se associou ao protesto.
Ana Maria Fevereiro lamenta que a ministra da Educação “não tenha uma palavra de respeito para os professores que trabalham e dão o que podem”. “Ela quer que os professores sejam auxiliares de acção educativa, psicólogos, assistentes sociais e pais das crianças. Isto é inadmissível”, criticou.
O preto foi então escolhido pelos professores do Sul em sinal de luto pela Educação. As concentrações no Forum Algarve continuam até sexta-feira, altura em que se espera um maior número de docentes.

Saiba mais em http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=6567

MDB




Sem comentários: