sábado, 7 de outubro de 2006

Mezinhas da minha avó!

A minha avó já com 88 anitos tinha uma mezinhas, de chás, que eu vou partilhar:

Chá de barbas de milho - bebido, melhora as infecções urinarias
Chá das malvas - bebido, desentope o intestino
Chá de carqueja - bebido, bom para baixar os diabetes
Chá de erva moura - bochechar, melhora as infecções da boca
Chá de alface - bebido, é calmante
Chá de folhas de oliveira - bebido, bom para baixar a tensão arterial
Chá de erva prata - bebido, bom para baixar a tensão arterial
Chá de casca de cebola - bebido, em caso de rouquidão ou perda de voz

como já é difícil lhe perguntar qualquer coisa fui a net procurar mais umas coisas sobre chás!

e encontrei mezinhas de chás de mais avós :o)

e outras coisa mais...
Chá de Gengibre - para esquentar e espantar a preguiça!!
Benefícios: Melhora a circulação sanguínea, previne coágulos, tem ação antiinflamatória, antibiótica, antioxidante, estimulante e antidepressiva. "Turbina" o ânimo e a disposição geral. É indicado também para tratar enjôos, enxaqueca, gripes, gastrite e úlceras. É auxiliar no emagrecimento pela ação termogênica. Faz bem à saúde e à beleza. Faça bom proveito!
Ingredientes: 1 pedaço de +- 5 cm de raiz gengibre ; ¼ de limão; litro de água; 1 pau de canela; 4 a 5 cravos-da-índia; 1 pitada de noz moscada ou cardamomo
Modo de Preparação: Faça o sumo de gengibre e limão. Coloque o sumo em uma panela (de inox) e acrescente a água, a canela e o cravo. Ferva em fogo brando. Acrescente a noz moscada ou cardamomo.


Chá de Dente de Leão (ou taráxaco ou quartilho) – o dente de leão é uma planta abundante durante a Primavera e é utilizado em todo o Mundo.
Benefícios: É tradicionalmente utilizado para problemas de fígado e as suas propriedades principais são:
Facilita a digestão e estimula o apetite; pode também ser utilizado em casos de obstipação. Aumenta a produção de bílis e como tal é excelente para todos os problemas de fígado e vesícula. Para além dos efeitos benéficos sobre o sistema digestivo, o chá é dente de leão é também diurético, ajudando o organismo a eliminar substâncias tóxicas. Como curiosidade, na língua francesa o dente de leão chama-se “pissenlit”, que significa “urinar na cama”. As raízes do dente de leão pode também ser torradas e transformadas em “café”, que para além das propriedades do chá, aumenta a vitalidade e melhora a concentração mental.

Chá de Artemísia (ou flor-de-são joão, erva–de-são-joão)

Os efeitos terapêuticos da artemísia são conhecidos pelo menos desde os tempos Grécia Antiga, particularmente pelos seus efeitos benéficos no fígado e vesícula assim como nos órgãos reprodutores femininos (daí o seu nome, de Artémis ou Diana, a deusa que socorria as parturientes).
Benefícios: Estimula as funções do fígado e vesícula biliar e abre o apetite. É laxante – em casos de obstipação, prepare o chá de artemísia com uma pitada muito pequena de sal e beba uma chávena em jejum durante três ou quatro dias. É vermifuga – ajuda a expulsar parasitas intestinais, particularmente oxiúros. Ajuda também a normalizar o ciclo menstrual, e pode ser bastante eficaz no caso de dismenorreia (dores menstruais) ou amenorreia (ausência de período menstrual). O chá de artemísia, no entanto, não deve ser bebido mais do que 7 ou dias seguidos, devido ao seu efeito estimulante sobre o sistema nervoso e não deve ser bebido por mulheres grávidas ou que estejam a amamentar (o leite fica com um sabor muito amargo).

E o ultimo chá que me foi apresentado foi o chá de Sene que é bom para a obstipação, logo para emagrecer...
TG

4 comentários:

Anónimo disse...

Já me apetecia um belo chá para passar estes soluços
;)
bjs
MDB

Anónimo disse...

eu gosto muito de chá...é refescante e ao mesmo tempo faz de calmante...nem que seja para a alma....
beijinho enorme gosto de cá vir e me deliciar :P
ehehe

GTL disse...

João filipe ferreira
Sê bem vindo, nós também gostamos de te ter por cá... e vamos dando sempre resposta, mesmo que não seja logo.
Bjs TG

Unknown disse...

Estou a gostar MG